sexta-feira, 25 de junho de 2010

CHIQUINHO GERMANO


Francisco Germano Filho – CHIQUINHO GERMANO, natural de Luís Gomes-RN, nascido a 16 de abril de 1930, além de ser um importantíssimo político no município de Rodolfo Fernandes e região, é também um Agropecuarista bem-sucedido. Exerce essa atividade rural desde 1958, quando a convite da sua avó materna, dona TEREZA MARIA DE QUEIROZ (16/06/1874 – 17/03/1971), viúva do coronel MARTINIANO JOSÉ DE QUEIROZ (16/07/1866 – 22/05/1943), foi auxiliá-la nas obrigações do campo, mas precisamente no Sítio Padre, à época encravado município de Iracema, atualmente no de Potiretama/CE, e Altos, município de Severiano Melo-RN. Seus pais, FRANCISCO GERMANO DA SILVEIRA – CHICO GERMANO e JACINTA QUEIROZ DA SILVEIRA, porém, com nove meses de nascido, foi adotado pela sua tia, dona MARIA AMÉLIA DE QUEIROZ, esta irmã de dona Jacinta Queiroz, casada com o desembargador JOSÉ FERNANDES VIEIRA, filho de MARCELINO VIEIRA DA COSTA. Como proprietário rural, possui seis propriedades rurais, com mais de 700 hectares de cajueiro, SÃO RAFAEL, em Rodolfo Fernandes, SÃO GABRIEL, em Potiretama-CE, BARREIROS, em Iracema-CE, CARNEIROS, em Luís Gomes, e ALTOS e NOVA DESCOBERTA, em Severiano Melo, são as fazendas onde CHIQUINHO GERMANO , dedica-se à atividade rural. Por ele considerada em total decadência, conforme sua entrevista concedida ao suplemento GAZETA RURAL, jornal GAZETA DO OESTE, do dia 29 de julho de 1998 – DOMINGO, cujos entrevistadores foras os jornalistas: JOAQUIM CRISPINIANO NETO (Santo Antônio do Salto da 0nça-RN, 22 de fevereiro de 1956) e FRANCISCO COSTA.
Em l958, dona TEREZINHA, sua avó, o designou para administrar suas fazendas, e ele administrou-a com garra, honestidade e com muita determinação passando a ser um grande criador de gado mixto e cultiva plantação de caju, feijão e algodão. Até o ano de 1998, era considerado como o maior criador de gado de nossa região, mas devido a grande seca daquele ano, teve que desfazer de boa parte de seu rebanho bovino, vendendo a preço de banana de uma só vez, mil cabeças de gado para um fazendeiro do Estado da Paraíba que as transportou em caminhões para o Estado do Maranhão. Essa venda se deu por causa da grande estiagem de 1993, considerada pelos meteorológicos e pesquisadores como a maior seca de todos os tempos na região nordestina. Naquele ano em nossa região não havia pastagem, nem água para os animais, e caso Chiquinho Germano não tivesse vendido parte de seu rebanho, com certeza, teria perdido totalmente sua criação de gado, com as mortes de todas as cabeças, devido a fome e sede dos animais.
As primeiras propriedades rurais de Chiquinho Germano foram as seguintes: Pintada e Gecém, herdadas dos seus pais. Em 1960, como grande proprietário da região oeste potiguar, foi cliente do Banco do Brasil, agência de Mossoró (Centro), onde permanece até hoje, 2005, com quase 76 anos de idade.
Veja a seguir a entrevista de Chiquinho concedida aos pesquisador JOTA MARIA, publicada no livro "CHIQUINHO GERMANO - A ÚLTIMA LIDERANÇA DOS ANOS 60 DO SERTÃO POTIGUAR, publicado em 2006.
Eis o teor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 13 BLOGS E 1093 LINKS